O que é Geografia?
A Geografia é o estudo do espaço geográfico, ou seja, é o local ou meio onde vivem os seres humanos: a superfície terrestre.
Os espaço geográfico não é apenas o local de morada da sociedade humana, mas principalmente uma realidade que é a cada momento (re) construída pela atividade do ser humano.
A importância de estudar geografia?
Estudar Geografia é uma forma de compreender o mundo em que vivemos, ela é um instrumento para que o ser humanos exerçam a sua cidadania.
Uma breve história da Geografia
A ciência moderna como conhecemos hoje surgiu na Idade Moderna (séculos XV – XVIII) baseada em explicações racionais.
Apenas no século XIX se desenvolveu uma geografia científica, também baseada em trabalhos de campo, uso da lógica, na ligação entre os fatos estudados, etc.
A palavra geografia foi criada pelo filósofo grego Eratóstenes no século III a.C., ele exerceu o cargo de diretor da Biblioteca de Alexandria.
ERATÓSTENES |
Até o século XIX era muito comum que o campo de estudos da geografia incluíssem conhecimentos que passariam a integrar outras disciplinas: astronomia, geologia, economia,etc.
Aspectos teórico e prático da Geografia
A geografia sempre apresentou dois aspectos: um teórico e outro prático ou estratégico.
Aspecto teórico: refere-se aos conhecimentos sobre o mundo como um todo (a geografia geral) e aos estudos sobre determinado lugar ou região (a geografia regional).
Aspecto estratégico: refere-se a sua utilidade prática para o Estado, para os militares, para as empresas e indivíduos em geral.
Esses dois aspectos foram descritos pelo geógrafo romano Estrabão que viveu no século I a.C.
O advento da ciência moderna com Galileu e Newton
O que conhecemos hoje como “método científico” começou a ser elaborado dos séculos XVII e XVIII, com Galileu Galilei (1564-1642) e Isaac Newton (1642-1727)
Galileu Galilei (1564 - 1642)
GALILEU GALILEI |
Costuma ser considerado “o primeiro cientista moderno”.
Deixou de lado o pensamento teológico e procurou investigar a origem das coisas através de argumentos racionais.
Inventou o telescópio.
Comprovou que as teorias de Nicolau Copérnico (1473 – 1543) estavam corretas, que o Sol era o centro do Universo (teoria heliocêntrica) e não a Terra como dizia a Igreja Católica (teoria geocêntrica).
Isaac Newton (1642 - 1727)
ISAAC NEWTON |
Criou a teoria da gravitação universal “matéria atrai matéria na razão direta da sua massa e inversa à sua distância”.
O que explica não só o fato de alguns astros girarem ao redor de outros, como também o de os objetos caírem sobre a superfície da Terra quando lançados ao ar.
Surge a geografia moderna com Humboldt e Ritter
Dois estudiosos germânico do século XIX são considerados os criadores da geografia moderna ou científica: Alexander von Humboldt (1769 – 1859) e Karl Ritter (1779 – 1859).
Eles produziram importantes trabalhos de pesquisa no estudo da geografia física, como foi o caso de Humboldt e da geografia humana, como foi o caso de Ritter.
Alexander von Humboldt (1769 - 1859)
ALEXANDER VON HUMBOLDT |
Foi um viajante incansável que conheceu todos os continentes.
Em suas viagens costumava recolher várias informações, procurando integrá-las, formando um conjunto de fenômenos interligados da geografia física.
Percebeu que a natureza não é algo estático ou eterno – a natureza está em constante mutação.
Observou que ocorreram mudanças climáticas e geológicas sobre a superfície terrestre e que todos os aspectos da natureza não existiram sempre da mesma forma.
Inspirou Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.
Karl Ritter (1779 - 1859)
KARL RITTER |
Trabalhava com base em pesquisas bibliográficas, separando a verdade da ficção.
Procurou relacionar a atividade humana com o espaço geográfico.
Relacionou o domínio progressivo que a humanidade exerce sobre a natureza graças a tecnologia.
Concluímos que a construção da geografia moderna, só pode ocorrer num momento em praticamente toda a superfície terrestre havia sido conhecida, mapeada e estudada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário