quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA

A maioria dos estudiosos concorda que os primeiros habitantes da Terra surgiram na África. Em 1974, cientistas norte-americanos encontraram o fóssil de uma mulher que viveu há cerca de 3,2 milhões de anos (Lucy), a partir da África, os primeiros humanos espalharam-se pela Europa, Ásia e finalmente chegaram à América.

FÓSSIL E RECONSTITUIÇÃO DE LUCY
Há duas hipóteses para explicar o caminho percorrido pelos povoadores da América:

A primeira hipótese diz que os seres humanos atravessaram o Estreito de Bering a pé e a segunda hipótese diz que eles chegaram a América por mar, vindos da Oceania, atravessando através de canoas o Oceano Pacífico de ilha em ilha até chegar à América.


Em 1999, foi encontrado o fóssil de uma mulher que viveu no Brasil, há cerca de 11.500 anos (Luzia). Esse fóssil era o mais antigo de toda a América e suas feições de Luzia lembravam a dos nativos da África e da Austrália.

RECONSTITUIÇÃO DO CRÂNIO DE LUZIA
Através desses estudos podemos concluir que houve duas imigrações de povos humanos para o Brasil. A primeira entrou no território brasileiro há 14.000 anos (povo de Luzia) e outro há cerca de 11.000 anos (povo de origem aos indígenas atuais).

Os primeiros habitantes do Brasil eram caçadores e coletores: viviam da caça de pequenos animais e da coleta de frutos. Entre eles estavam o homem de Lagoa Santa, o povo da flecha e o povo dos sambaquis.

O HOMEM DE LAGOA SANTA


O primeiro cientista a estudar vestígios arqueológicos no Brasil foi Peter Lund, em 1843 em Lagoa Santa, MG. 

PETER LUND
O homem de Lagoa Santa viveu entre 8 mil e 4 mil a.C., era baixo, magro e se alimentava de pequenos animais, frutos, peixes e caramujos. Sua expectativa de vida eram muito baixa, vivendo em média até aos 30 anos de idade.

FÓSSIL DO HOMEM DE LAGOA SANTA 


O POVO DA FLECHA


Vivia nas florestas do Sul e Sudeste do Brasil e foi responsável pela difusão do arco e flecha e da boleadeira, armas usadas para a caça.

TIPOS DE FLECHAS

O POVO DOS SAMBAQUIS


Viveu há cerca de 6.000 anos atrás no litoral do brasileiro, entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul. Eles alimentavam-se de peixes e de moluscos (sambaquis) e utilizavam as conchas para a construção de cabanas e para enterrar seus mortos.

POVO DOS SAMBAQUIS 
Por volta do ano 1000, o povo dos sambaquis se tornou cada vez mais raros até desaparecerem.


POVOS AGRICULTORES E CERAMISTAS


A prática da agricultura na América teria se iniciado no Equador com o cultivo da abóbora há cerca de 10.000 a.C. A descoberta mais importante do Brasil pré-histórico foi o cultivo da mandioca, nessa mesma época desenvolveram a arte da cerâmica.


Os vasos mais antigos do Brasil são datados de 5.000 a.C. e foram achados no Pará onde hoje fica a cidade de Santarém. Outra cultura amazônica notável foi a que se desenvolveu na Ilha de Marajó.  

CERÂMICA MARAJOARA
A qualidade das peças, a variedade e a beleza dos estilos da cultura marajoara sugerem a existência de artesãos especializados e criativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário