quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

POVOS INDÍGENAS DO BRASIL

Para conhecer melhor os povos indígenas brasileiros, é importante estudar sua língua, os estudiosos da linguagem indígena costumam agrupar as línguas em famílias, e as famílias em troncos linguísticos;

As línguas indígenas faladas no Brasil podem ser classificadas em dois troncos linguísticos principais:


O TRONCO TUPI: com 10 famílias.




O TRONCO MACRO-JÊ: com 12 famílias



No ano de 1500, o território onde é hoje o Brasil era coberta por uma vegetação rica e variada, os rios eram limpos e havia grande variedade de animais. 



Viviam nessas terras mais de mil povos indígenas, somando de 3 a 5 milhões de pessoas.




As diferenças entre os indígenas


Cada povo indígena possui sua língua, suas crenças, um jeito próprio de agir, celebrar, construir casas e relacionar-se. Podemos concluir que cada povo tem uma cultura própria.

As semelhanças entre os indígenas


A terra para os indígenas é de quem trabalha nela: entre os indígenas, a terra pertence a todos os habitantes de cada aldeia, enquanto um grupo estiver trabalhando numa área, essa  área e seus frutos lhe pertencerão e a divisão é feita por sexo e idade: Entre os indígenas as tarefas do dia a dia são divididas entre homens e mulheres;

TODOS OS MEMBROS DO GRUPO TÊM ACESSO AO CONHECIMENTO NECESSÁRIO À SOBREVIVÊNCIA FÍSICA CULTURAL: Basta pertencer a determinado grupo indígena para aprender como obter alimentos, fazer utensílios e armas, construir moradias e ter direito a conhecer os rituais, as festas e tradições do grupo.

Apesar de cada povo indígena e ter hábitos e costumes próprios, em todos eles as crianças têm  um modo bem parecido de viver; Geralmente, elas moram não apenas com pai e mãe, mas com uma grande família.

A chegada dos portugueses


Na época de Cabral, os indígenas eram muitos suas aldeias eram grandes e chegavam a ter de 2 a 3 mil habitantes, se comparadas às da Amazônia atual;

O contato com os colonizadores foram fatais para os povos indígenas, pois as doenças trazidas pelos portugueses, algumas banais, como a gripe, e outras mais graves, como a tuberculose e a varíola, mataram centenas de milhares de indígenas.

O ENCONTRO DOS DOIS MUNDOS: O INDÍGENA E O PORTUGUÊS


Nenhum comentário:

Postar um comentário